quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Feliz dia do Músico. Músico?

Hoje dia 22 de novembro, dia do músico.

Queria parabenizar meus amigos músicos, músicos??? Peraí! quem merece estes parabéns?

Se eu pintei as paredes da minha casa, posso ser chamado de pintor? Se eu mexi na minha moto e resolvi um pequeno problema, posso ser chamado de mecânico? Se eu serrei duas tábuas e fiz uma prateleira para a minha mãe, posso ser chamado de marceneiro? Se eu fiz um muro na minha casa, posso ser chamado de pedreiro? Se eu jogo futebol nos finais de semana e até participo de alguns campeonatos amadores, posso ser chamado de jogador de futebol?

Vamos analisar alguns fatos: 

Músico/Musicista, não seriam pessoas que entendem de teoria musical, entendem de equipamentos, estudam música e técnica em seus respectivos instrumentos? 
Além de tudo o que foi citado acima tem o mais importante: Sabem realmente sobre o que estão fazendo e falando, afinal ser profissional é isto, saber e dominar os elementos fundamentais de seu ofício.

Todo mundo que tem um violão, um pandeiro, um cavaquinho, um violino, canta em bandas de garagem podem ser chamados de músicos?

A Música é a forma de arte que atinge praticamente todos os seres humanos deste planeta, explico:
-Praticamente todo mundo ouve e consome música, mas não são todas as pessoas que vão ao teatro, pintam, escrevem ou leem livros, por este mesmo motivo é lógico que existem mais pessoas tentando tocar do que escrever, por exemplo. Mas o simples fato de alguém arranhar um instrumento ou gritar em alguma banda mundo afora, não credencia ninguém como músico. E o que é pior, por causa destes "músicos de final de semana" os verdadeiros profissionais da música são desvalorizados, e isto não acontece em outras profissões, e se acontece, acontece em grau menor.

Nem eu sei se posso ser considerado músico, afinal, sou apenas um guitarrista de rock, nada mais.

Da mesma maneira que quando eu coloco meus textos neste blog, de forma alguma sou credenciado como escritor, apenas escrevo por hobby.

E por conta deste pensamento besta (de que basta fazer alguma coisa, mesmo que porcamente para ser chamado de profissional) é que o brasil, sim o brasil com minúscula mesmo, está recheado de maus pedreiros, pintores, mecânicos, médicos, advogados, políticos, cantores, músicos...

"Se for para parabenizar algum músico, que seja pela qualidade de seu trabalho, pela propriedade cuja qual ele executa sua profissão, enfim, parabenize os verdadeiros profissionais".


FELIZ DIA DO MÚSICO!



2 comentários:

  1. Guilherme Gaspersen21 de janeiro de 2013 10:24

    Falou tudo Du! Te considero como músico sim, pois pelos dois anos que estive mais próximo de você, percebi o seu domínio na profissão. Além disso é uma figura, é o símbolo do rock de Pirassununga, isso pra mim é mais que um músico. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. A musica é uma força, um tipo de espirito. um tipo de consciencia divina que habita o corpo de algumas pessoas. esse espirito escolhe essas pessoas pela sua capacidade de compreensao e humildade. conheço muitas pessoas que tocam mas nao sao musicos. se voce perceber existem pouquissimos musicos no mundo. a compreensao e a compaixao por is mesmo e pelo proximo é a unica coisa capaz de produzir uma arte pura.

    ResponderExcluir