quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quem quer ser perfeito?

Existe um livro muito bom chamado "Os seus pontos fracos", de autoria do Dr. Wayne W. Dyer, como é de se esperar este livro discorre de forma seca e direta sobre nossos pontos fracos, como trabalhá-los e como repará-los.
Em uma conversa sobre o livro uma pessoa me questionou sobre o porquê de alguém querer ser perfeito, o que pra variar abre possibilidades para novos pensamentos.


O que é ser uma pessoa perfeita? O que é ser uma pessoa sem pontos fracos? Será que é tudo a mesma coisa?
Vou dar meu ponto de vista sobre este assunto.


Uma pessoa sem os pontos fracos (segundo o autor, são 25 os pontos críticos) é praticamente impossível, é um trabalho de uma vida. As vantagens são claras, basta ler o livro. Obviamente há um preço a se pagar, mas pra tudo há um preço mesmo.
Eliminar os pontos fracos não isentará ninguém do erro, e não tornará ninguém melhor do que ninguém também, apenas deixará a pessoa mais livre.


Sobre ser perfeito:


As pessoas que tentam ser perfeitas normalmente se acham superiores às outras ou têm uma baixa auto-estima..
Estas pessoas acreditam que se elas seguirem um grupo de regras, elas serão exemplos de perfeição e isto dará a elas o direito de julgar o próximo com argumentos do tipo:


-Fulano fez isto, eu não, nunca faço isto, eu sigo os bons costumes!


Estas pessoas adotam uma lista arbitrária de regras e as elegem como "Plano para ser perfeito".


Tentar ser perfeito tem mais a ver com o ego do que com ser feliz, aliás quem tenta ser perfeito precisa ter um apego gigantesco com a lista de regras que arbitrariamente esta pessoa escolheu, ou escolheram por ela.


Toda vez que temos uma lista de regras a seguir apenas para que sejamos aceitos, algo não estará bem, e sempre que não conseguirmos cumprir, teremos stress.


As religiões são as que mais pregam um monte de regras para a salvação, lembrando que regras são diferentes de leis. Muitas religiões pregam que se não buscarmos a perfeição não entraremos no reino dos céus.


Quanto mais regras a seguir, mais escravidão, mais traves para lidar.
Uma das premissas para quem almeja ser perfeito é de que as coisas não podem mudar, pois se algo muda, as regras de ontem não servem mais, e quanto maior o apego , maior a frustração.


Inclusive, o apego é o primeiro ponto fraco que deve ser eliminado. Uma pessoa apegada a conceitos, idéias ou tradições não consegue mudar.


"Uma coisa é fato, ninguém consegue ser perfeito, prefira ser feliz!"



Um comentário:

  1. NÃO TENTE SER PERFEITO!!!!
    NINGUÉM É PERFEITO!!!!
    QUEM MAIS EXIGE PERFEIÇÃO DOS OUTROS, É O MAIS IMPERFEITO.
    Perdoe-me pelas maiúsculas. É só pra fazer o pov entender.

    ResponderExcluir