terça-feira, 24 de abril de 2012

Dê algo em troca!

Em um vídeo motivacional que está no Youtube, Arnold Schwarzenegger cita seis segredos para o sucesso, porém um em especial chamou minha atenção, pois nele dá pra notar o tamanho não de uma pessoa, mas de uma nação.


O segredo número seis: Give something back! Ou, dê algo de volta, seja ao seu bairro, sua cidade, seu estado ou seu país. Ele ainda fala que não importa qual rumo tomarmos nesta vida, devemos sempre dar algo em troca.
Não que o brasileiro não seja solidário, mas a mentalidade vigente por aqui é a do egoísmo, todo mundo quer tudo para si. São raras as pessoas que estão dispostas a compartilhar conhecimento, bens, oportunidades, seja lá o que for. A impressão é que se eu ajudar o meu próximo compartilhando coisas com ele, corro o risco de perder o meu lugar ao sol, é a famosa frase: Criar cobra para te picar, como se todas as pessoas fossem traiçoeiras, estamos em um círculo vicioso, quem está em cima não quer perder, quem está embaixo está louco para surrupiar o lugar de quem está melhor.


Em várias áreas acontece o mesmo, são raros os que devolvem algo ao seu país, não estou falando apenas de um artista ou jogador de futebol que doa algo ao criança esperança, claro, ao vivo para milhares de pessoas verem o quanto fulano é bonzinho, as pessoas comuns também deveriam devolver. Um jogador de futebol famosíssimo doou cem mil reais ao criança esperança, para ele, dinheiro de pinga! E o pior o cara foi lá ao vivo dizer: -Olha gente, estou doando, sou uma pessoa boa!


Os milionários do Brasil não devolvem praticamente nada ao povo, um Americano ou Suíço pensam diferente: Eles pensam, se o dinheiro que ganhei é do povo, o povo tem que ter algo em troca, alguém se lembra aí do que Bill Gates fez? Em uma reunião dos grandes milionários americanos ficou decidido que todos doariam METADE de sua fortuna para causas humanitárias! Não importa o que pensem do Bill Gates como homem de negócios, ele não é santo, mas mesmo assim devolve e muito para a humanidade. O que aconteceria se propormos algo semelhante aos milionários brasileiros? E aos políticos então? Naquele programa das mulheres ricas, uma das que participaram teve a coragem de dizer que o rico ajuda a sociedade quando consome, pois eles geram empregos, que comentário egoísta e hediondo.


Aqui é assim, quem tem o poder quer que se exploda seu país, se um cara rouba seiscentos milhões, depois mais seiscentos em obras super-faturadas, será que ele está interessado em dar algo em troca?
E nós cidadãos comuns? Já ouvi muita gente dizer que se estivesse no lugar do político faria o mesmo... Triste mentalidade do Brasileiro.


Agora, comparem o tamanho, não o tamanho geográfico e sim o tamanho da Nação dos Estados Unidos ou da Suíça com o Brasil, nosso país é ridículo, minúsculo, nada funciona, aqui a maioria das pessoas só tem orgulho de ser brasileiro no carnaval e na copa, ridículo!


Os americanos, canadenses, europeus em geral tem arraigado em sua cultura a idéia do voluntariado, a idéia de devolver, ninguém aqui está falando que eles são pessoas melhores, são apenas mais patriotas e gratos por morarem em um país decente com uma cultura decente, coisa que nós brasileiros ainda estamos longe, muito longe!


Não precisamos ser ricos para dar algo em troca, só precisamos fazer o que está ao nosso alcance de cidadão.


"Enquanto a mentalidade egoísta vigorar no Brasil, viveremos como se estivéssemos na idade média".


Ah sim, para quem quiser assistir ao vídeo!




Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário