quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Busque o sucesso, deixe a fama de lado.

Gostaria de agradecer ao meu grande amigo e companheiro de banda Fernando Mourad por me dar a idéia para este post.

Ultimamente tenho notado que a grande maioria das pessoas buscam a Fama desesperadamente, como se a fama as pudesse proteger de todos os dissabores da vida, mas será que a fama tem este poder?
Um dia destes depois da morte prematura da Amy Winehouse eu estava conversando com o Fernando Mourad, ele me disse ter assistido a um documentário sobre a "Síndrome dos 27" em algum canal de televisão. Ele acabou concluiu que os artistas famosos: Jim Morrison, Jimi Hendrix, Curt Cobain, Janis Joplin dentre outros, foram pessoas que não souberam lidar com a fama e todos os percalços que ela traz, sim, ser famoso deve ser complicado, afinal não deve ser fácil ter um monte de puxa-sacos querendo pegar uma carona na fama alheia, além de ter a privacidade revirada de todas as formas.

Certo, mas e o sucesso? Como podemos definí-lo?
Sucesso, creio eu, é uma coisa pessoal que outras pessoas, a não ser nós mesmos, não podem ver ou medir. As vezes as pessoas confundem sucesso com status ou acúmlo de bens, ou parecer melhor no casamento que os outros, enfim muitos acreditam que o sucesso é mensurável.
O sucesso antes de mais nada é conseguir se sentir satisfeito com as suas próprias conquistas, sucesso é saber se sentir feliz mesmo não tendo conseguido comprar tudo o que gostaria, ou não ter conseguido realizar seus sonhos profissionais e mesmo assim conseguir ser uma pessoa de sucesso.
As vezes não damos a devida importância aos fatos cotidianos, uma criança quando consegue andar atinge um sucesso grandioso dada a complexidade deste ato e talvez alguém só reconheça isto se por algum motivo não mais puder andar, ou melhor, depois que conseguir voltar a andar após uma fatalidade.
Se uma pessoa conseguir entender que o sucesso leva tempo e requer muito trabalho, dedicação, paciência, inteligência emocional, humildade para ouvir os outros, saber admitir quando está errado, aí sim estará pronto para enfrentar a fama (se este for um objetivo).
Os artistas citados e muitos outros são na verdade pessoas talentosas porém fracassadas em outros aspectos da vida, infelizmente.


"A fama não protege ninguém de nada e o pior ela é totalmente efêmera, principalmente se ela não vier depois de muito esforço (vide os ex- BBBs da vida), já o sucesso é solido e duradouro".

Abraços e muito sucesso!

2 comentários:

  1. Cada um monta-se o sucesso da vida!
    Quando a pessoa Procura FAMA, acaba sendo na maior parte desagradável pois além de subir na cabeça não consegue evitar as consequências da vida! Na parte Musical fica o caso de achar que tudo que escreve será de sucesso, como já vimos em várias bandas que eram grandes e hoje apenas é um `Estorvo da Mídia´ (que procuram sempre um modo para aparecer ja que as musicas não são mais o forte)

    Abraços Du!!

    ResponderExcluir
  2. Albert Einstein já dizia: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

    ResponderExcluir