quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2º) Um pouco de Música - Timing Musical.

 
Qual foi a invenção do ser humano que possibilitou que ele se organizasse e evoluísse como sociedade, e que também permitiu a evolução tecnológica?
Foi a contagem do tempo, esta foi a melhor coisa que o ser humano poderia ter inventado.
Sem a contagem do tempo o ser humano tinha que agir tal quais os animais fazendo longas migrações e ficando a mercê das mudanças climáticas. Quando o homem percebeu os períodos do ano e a forma de marcá-los nasceu a agricultura permitindo ao homem se estabelecer em locais fixos.

E o que isto tem a ver com música? Tudo, pois sem a contagem dos segundos não haveria possibilidade de organizar e controlar os sons (devemos lembrar que as notas são medidas em ciclos por segundo tendo como unidade o Hert), e também não haveria a possibilidade de criar a organização ritmica (também devemos lembrar que os tempos musicais são medidos em b.p.m - batidas por minuto).

Continuando, timing é a capacidade de perceber o fluxo de tempo de alguma coisa, os surfistas que conseguem pegar as melhores ondas por exemplo são os que conseguiram entender o timing da praia em que estão, eles precisam entender o tempo de formação da onda e se posicionam no melhor local.
Exemplos são vários, ao dirigir em trânsitos pesados não adianta a pressa para cruzar rotatórias ou cruzamentos, mas é necessário observar o fluxo, fica fácil notar que existem momentos de calma onde é possivel fazer manobras com total segurança, e os atletas então, os bons são os que além de uma grande habilidade motora possuem uma excelente percepção do timing do jogo. E o mundo financeiro então? O quanto os bancos lucram por dominarem a contagem de tempo? 

Outra coisa: Já notaram que a maioria dos desgostos da vida é porque não percebemos que o tempo sempre escorre no mesmo fluxo? Não adianta querer que o tempo passe mais rápido ou mais devagar, de nada adianta, o tempo segue seu fluxo, inabalável.
Bom, mas voltando para a música, onde podemos entender e aplicar o TIMING?
Já notaram que a maioria das bandas por aí tocam as músicas mais rápido? E já notaram que também existe uma tendência forte em ir acelerando a música ao longo da execução?
Bom, no caso de as velocidades se alterarem é por causa da adrenalina que faz com que se perca a percepção normal do tempo, então uma forma simples de treinar isto é ficar imaginando a música antes de se iniciar, isto acalma e faz com que o cérebro se planeje melhor antes de executar uma ação.
Quero propor dois exercícios:

1º - Um exercício que sempre faço é imaginar a música que vou tocar, fico imaginando a velocidade e marco o tempo antes de colocá-la para tocar, depois que já fixei o andamento que estava imaginando aperto o play, normalmente o andamento que imaginei é bem próximo ao da música, então quando vamos tocar e sou eu quem inicia uma música faço o mesmo, isto segura a ansiedade e dá mais segurança.
Faço isto também com todos os alunos, e a margem de acerto é bem alta.

2º - Outro exercício colocar uma música para tocar no player e ficar tocando junto, depois de um minuto tocando a música abaixe o volume do player mas continue tocando seu instrumento imaginando a música na sua cabeça, depois de algum tempo aumente novamente o volume do player e compare onde você está, compare se acelerou ou desacelerou, o ideal é estar bem próximo e com pouquíssima alteração de velocidade.
Notei que quando se faz este exercício a ansiedade surge, e o timing vai para o espaço, logo é fundamental este estudo para dar segurança ao músico, inclusive muitas vezes em cima de um palco o retorno pode não ser o ideal, então com este pensamento a performance não ficará comprometida.

"Se estivermos com pressa, ansiosos e tentarmos atropelar o tempo, estaremos fora dele, logo estaremos errados e a mercê dos mais variados infortúnios".

No próximo post falarei um pouco sobre concentração e ansiedade.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário