terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um pouco de Música.

Como dito no post sobre "O que é Música"  que música na verdade é uma linguagem e que os instrumentos musicais é que nos servem seria interessante pensar nos aspectos da Música que deveriam ser estudados.
Por quê disse deveriam? Simples porque pelo menos 98% de tudo o que se ensina sobre música é teoria relacionada a Intervalos, Harmonia, Escalas, formas de Improviso, enfim tudo relacionado com a maneira de executar notas e muito pouco se fala sobre o restante, então quais seriam os demais aspectos relacionados?
Nas aulas faço experiências com os alunos e ninguém consegue elaborar os 10 itens, mesmo os músicos experientes têm esta dificuldade simplesmente porque parece que ninguém liga ou nota isto.
Pois bem como seria esta lista?

4º - Técnica
5º - Emoção e sentimento, ter o que dizer.
6º - Dinâmica
7º - Afinação
8º - Articulação
9º - Fraseado e respiração
10º - Notas

Como puderam notar saber teoria musical é apenas um item e não é o mais importante, quer dizer só ficar estudando teoria e técnica não vai resolver muita coisa, afinal música pode ter duas vertentes: Arte ou Ginástica.
Porque é muito difícil tocar Pink Floyd de uma forma convincente mesmo que as músicas sejam técnicamente fáceis ao passo que é muito mais fácil tocar Malmsteen de uma forma convicente mesmo que seja difícil executar as notas da música dele? Por que AC/DC e Eric Clapton, dentre outros, soam gigantes e música virtuosa soa magra?
Se estamos falando de Arte, somente a teoria não resolve o problema, mas sim deve-se analisar e considerar todos os aspectos que compõem a Arte, no nosso caso, a Música.
Nos próximos posts falarei de cada item, lembrando que a referência destes 10 itens é a vídeo aula do Victor Wooten - Groove Workshop Video, que no caso é para baixistas mas procurei adaptar de modo que todos os instrumentos possam entender e aproveitar.
No meu caso o DVD foi revolucionário e me ajudou muito, principalmente depois que entramos em estúdio para registrar o material para o primeiro CD da OVERROCK.
Mais uma última coisa, sempre cito os meus ídolos, mas claro em vários estilos existem os grandes.

Fechando com uma frase também do Victor Wooten:
"Fazer música é muito mais do que simplesmente tocar as notas certas."

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário