terça-feira, 26 de julho de 2011

Andei pensando sobre o que é Música...

(Click here to read in English) 

Bom pessoal antes de colocar alguns posts sobre guitarra propriamente dita acho fundamental discorrer sobre um assunto muito importante: "O que é música?".

Segundo alguns livros, música é a arte de combinar melodia, harmonia e ritmo para expressar algo. 
Pois bem essa definição está correta, porém não explica exatamente a essência.
"Música é uma linguagem assim como a fala. Uma criança ao nascer não sabe falar pois ainda não domina o equipamento (ou aparelho fonador) para articular as palavras necessárias para expressar suas necessidades. Mas, por que mesmo sem saber ler e escrever uma criança aprende a falar? Simples, porque ela (a criança) convive com profissionais da fala, no caso as pessoas ao seu redor, então o aprendizado se dá pela vivência com a língua. Se conviver com bons profissionais, a chance de se tornar um grande profissional é muito maior.." (Wictor Wooten na abertura do GROOVE WORKSHOP DVD)

A partir disso pensei: -O que é linguagem?
Cheguei à conclusão que o início da linguagem deve ter sido quando o ser humano começou a observar os fenômenos da natureza e desejou entender o que observava. Uma pintura na parede de uma caverna, na era antiga, teve início a partir da observação de um evento cotidiano. Surgiu a linguagem do desenho. Newton ao observar a maçã caindo precisou de uma linguagem para entender por que a maçã caia, nasceu então a linguagem da física moderna. Um médico precisa entender a linguagem da biologia para exercer sua profissão e assim por diante, por isso estudar só faz sentido se o objetivo for compreender a linguagem do que se observa, pelo menos foi a conclusão que consegui visualizar. Logo a música como linguagem é feita para expressar algum fenômeno que outra linguagem seja incapaz (no caso alguns tipos de sentimentos).
Então, a teoria musical pura ou a matemática pura ou a química pura são ferramentas para poder manipular e entender a linguagem.
Mas, focando agora na prática musical, o que leva alguém a tocar um instrumento? Não inicialmente, mas o que leva alguém a continuar fazendo música? Muito provavelmente é a necessidade de dizer algo. Já notaram que as músicas que perduram são as que têm mensagem com conteúdo? Porque os compositores pensaram em algo e quiseram expressar. Exemplos não faltam mas não vêm ao caso agora.
Quando um músico está em um palco tocando, seja num bar ou num grande palco deve sempre pensar no que está transmitindo para as pessoas que estão lá vendo e ouvindo o som, é uma mudança na atitude, PENSAR NA MENSAGEM, isto ajuda a compreender muitos aspectos que existem na música dos grandes ídolos que parece mágica pura, mas acreditem não existe mágica, os grandes apenas têm uma compreensão da linguagem, têm o que dizer e dominaram o processo.
É importante ressaltar também que todos os grandes ídolos além de ter o que dizer também se esforçaram muito, muito mesmo para dominar as ferramentas necessárias para conseguirem se expressar perfeitamente dentro da linguagem que cada um escolheu, exemplos:
Newton, Einstein, Freud, Yung, Pelé, Airton Senna, Mozart, Bach, Hendrix, Thomas Edison, Shakespeare, Camões, Darwin, Les Paul, Paul MacCartney e por aí vai...
Só uma última coisa, lembram-se do nome INSTRUMENTO Musical? Poderia ser perfeitamente FERRAMENTA Musical.
Abraços a todos.

2 comentários:

  1. É isso que falta EM MUITAS bandas hoje em dia , a grande maioria até domina a "ferramenta" mas nao consegue se expressar direito ... muito bom o Texo Du

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ficar fuçando a net e descobrindo novos blogs.
    O seu é muito interessante, é difícl achar um músico/filósofo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir